Projects‎ > ‎

Nuve

Este trabalho resulta de uma colaboração entre o Balleteatro e o Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho, da autoria de Né Barros e João Martinho Moura, que intersecta a dança e a arte digital.

Informações em: http://nuve.jmartinho.net


foto: balleteatro@LuisFerraz
foto: balleteatro@LuisFerraz

"Entre os diversos cruzamentos, a arte digital é ainda um domínio em expansão na dança. Apesar da apropriação das novas tecnologias encontrar diversos e importantes exemplos na dança, trata-se de um domínio com potencial a explorar ao nível estético e artístico. Neste projecto, o corpo é o primeiro motor da acção, mas este corpo coreográfico evolui para uma relação com o seu “duplo” artificial de forma a tentar gerar um espaço comunicativo onde se desafiam os limites coreográficos e se redimensiona o Gesto. Trata-se de um trabalho naturalmente em progresso, mas onde se testam já as suas possibilidades performativas."

Né Barros


"Numa aproximação generativa à performance na sua vertente digital, tentam-se criar ambientes virtuais de transformação e transição, espaços existentes por entre os espaços reais, dotados de corporalidade e interactividade, numa sinergia entre a luz e a escuridão, entre o corpo e o gesto, entre o real e o digital."

João Martinho Moura


"Desenvolvido em colaboração entre o Balleteatro e o Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho, este projecto é um excelente exemplo das sinergias das variadas facetas da criatividade que se manifestam sobre a forma do performativo, do visual, do sonoro e tecnológico num todo coerente e complementar iluminando a importância das colaborações entre a arte e tecnologia. As linguagens entre esses dois pólos aparentemente dispares entrecruzam-se e quando mutuamente compreendidas elaboram um discurso poderoso."

Pedro Branco

 

foto: balleteatro@LuisFerraz

Coreografia e interpretação Né Barros

Arte Digital João Martinho Moura [engageLab, Universidade do Minho]

Participação de Isaque Ferreira 

Coordenação técnica Alexandre Vieira

Produção executiva Patrícia Caveiro

Produção balleteatro


 

Né Barros

Coreógrafa e bailarina, ao longo da sua carreira, tem desenvolvido em ligação os seus trabalhos artísticos com os científicos. Artisticamente, iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalha dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College, onde reside em 85 e 86. Em 2004, conclui Doutoramento em Dança (FMH, Universidade Técnica de Lisboa). Obtém, em 1992, o Master of Arts in dance studies no Laban Centre, City University em Londres. Frequentou a Faculdade de Ciências do Porto e concluiu, em 1990, o Curso  Superior de Teatro (ESAP). Para além da companhia do balleteatro, com a qual tem apresentado trabalho desde os anos noventa, trabalhou com a Companhia Nacional de Bailado e com o Ballet Gulbenkian. Como actriz, fez cinema e teatro. Realizou video-dança com os quais participou em diversos festivais. Em 2006 e 2007 fez parte da comissão de selecção do Festival Curtas de Vila do Conde. Investigadora no Grupo de Estética, Politica e Artes do Instituto de Filosofia (U.P.), colaboradora no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e, entre 2005-07, no IHA- Estudos de Arte Contemporânea. Em 2009 publicou o livro Da Materialidade na dança e, em co-autoria, Story Case Print. Co-fundadora e membro da direcção do balleteatro. www.balleteatro.pt


João Martinho Moura

Artista Digital. Tem desenvolvido e explorado a interactividade através de movimentos corporais, em sistemas digitais imersivos. A desenvolver a sua tese no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da Universidade do Minho, sobre a temática da expressão digital do movimento. Criador do artefacto YMYI, trabalho incluído na curated sellection da plataforma processing.org. Apresentou e publicou o seu trabalho em várias conferências internacionais sobre arte digital, interacção humano-computador e computação estética. Desenvolve o seu trabalho de investigação nas áreas da arte digital, algoritmia generativa, visão por computador, música digital, e visualização de informação. www.jmartinho.net




Apoio:





Local:
balleteatro auditório
Praça 9 de Abril, 76
4200-422 Porto

Data/Hora:
Sábado 02 de Outubro 2010, 21:30 h
Informações:
225 508 918




Comments